003/2021 COLLECTIVE

Collective é o filme romeno que poderia ter sido feito no Brasil porque o tema é tão idêntico que dá até nervoso.

E como o documentário sobre o Babenco, Collective também é um documentário indicado por seu país a uma vaga para concorrer ao Oscar de filme de língua não inglesa.

O filme conta a história de uma tragédia que ocorreu em 2015 quando a boate Collective pegou fogo durante um show e por não ter saídas de emergência, quase 100 pessoas foram hospitalizadas gravemente e 37 delas morreram.

Lembra alguma coisa?

A diferença é que na Romênia esse escândalo derrubou o governo. Acredita? Sonho nosso?

Collective é um documentário sobre o escândalo todo mas é um documentário sobre o trabalho dos jornalistas que descobriram o esquema de corrupção mais absurdo possível.

E olha que de histórias de corrupção a gente já está calejado, mas o que aconteceu lá é bizarro, a começar por descobrirmos que as pessoas que morreram, não morreram por causa das queimaduras e sim por infecção hospitalar, causadas por um esquema absurdo de, adivinha, corrupção.

O grande mérito do filme é o de seu diretor Alexander Nanau ter tido acesso não só à investigação mas também aos bastidores do Ministério da Saúde e às famílias dos sobreviventes da tragédia.

São 2 horas de muita informação, muita indignação e muita cara de pau dos mafiosos (como são chamados) que tomavam conta de todo setor da saúde daquele país.

Cabeças foram cortadas, cargos perdidos, chefões presos, milhões de euros desviados e o que o povo fez na eleição subsequente? Elegeu o partido da direita, de onde saíram os responsáveis/mafiosos corruptos.

Imperdível.

P.S.: minhas aulas de romeno no duolingo estão super fazendo efeito!

NOTA: 🎬🎬🎬🎬

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s