Pra começo de conversa, esse filme é uma aulinha de história para quem ainda acha que comunista come criancinha ou vai entrar na sua casa se eles forem ao poder.
Na verdade falavam isso do PT e vocês viram o que aconteceu.

Bom, O Jovem Karl Marx é uma cine biografia sobre um dos grandes caras da história, filósofo, intelectual, fodão Karl Marx.
O filme foca no momento da vida dele quando sai de uma Alemanha que começou a perseguir os novos comunistas, que ainda não eram assim denominados e foi para Paris para tentar continuar seus estudos e pesquisas sobre proletariado, burguesia e tudo mais que conhecemos hoje em dia.
Eu não sabia muito da história da vida de Marx e fiquei bem impressionado com o roteiro e a direção de ator do filme, com um elenco totalmente desconhecido e absolutamente convincente.
Marx teve uma vida bem difícil, era rejeitado por todo mundo, escrevia para jornais e publicações que não o pagavam quando deviam e ele, a esposa e a filha pequena penavam para ter uma vida razoável.
Saindo de sua terra natal e indo para Paris, depois Bruxelas, vai conhecendo outros com o mesmo tipo de pensamento e aos poucos vai conseguindo que suas ideias mais radicais fossem sendo aceitas em um círculo de pensamento underground.
O filme tem uma história muito bem contada, é quase uma aula mesmo.
E os méritos vão todos ao grande Raoul Peck, diretor desse Marx e também de um dos grandes filmes do ano, Eu Não Sou Seu Negro.
O Jovem Karl Marx estreia em dezembro e eu super recomendo.


Um pensamento sobre “320/365 O JOVEM KARL MARX”