Site icon Já Viu?

47/365 OS INICIADOS

Que.

Puta.

Filme.

O que me deixa feliz com o cinema é que de onde menos se espera aparecem uns filmes como esse Os Iniciados que eu só tenho que me ajoelhar e agradecer aos Deuses.

Pra quem gosta de uma comparação, Os Iniciados poderia ser o filho de Brokeback Mountain com Moonlight.

No interior da África do Sul, Xolani se encontra mais uma vez com o amor da sua vida em um ritual anual, o Ulwaluko, onde jovens passam pela circuncisão e por um jejum como provas para o ingresso na vida adulta.

Xolani é um instrutor, é um jovem que passou pelo ritual e que cuida dos adolescentes que agora vão passar.

Ele já não é mais tão novo mas ainda não é um ancião, um dos homens que contam as histórias e que cuidam da tradição.

Mas X é responsável por um dos iniciados, um menino de sua família que desperta a dúvida em seus pais por ser muito delicado e diferente dos outros homens.

No meio do nada, Xolani tem que lidar com seu amor proibido, escondido de todos e mesmo assim sonhando com um possível futuro, apesar de Vija ter tido mais uma filha de seu casamento, que é o fim de todo homem de origem Xhosa.

A beleza do filme está na força da personagem de Xolani, que por um lado sonha com seu “namorado” e por outro faz de tudo para que seu iniciado não seja gay, como sua família teme.

E o diretor John Trengove nos entrega um filme tão lindo e tão profundo e cheio de camadas e ao mesmo tempo tão acessível que me deixou de queixo caído.

O filme tem pelo menos 2 sequências já legendárias: uma conversa entre o casal de amantes em um monte num final de tarde, na hora mágica, no por do sol mais lindo dos últimos tempos do cinema; e o final do filme que é uma porrada na cara, de deixar sem fôlego.

NOTA 🎬🎬🎬🎬1/2

(opção para ver o filme)

Exit mobile version