Ah como eu amo o Wim Wenders.
E depois de alguns filmes quase, finalmente um filme bem legal dele.
E apesar de uns poucos pesares e da Alicia Vikander!
Submersão é um romance, com um viés político engajado, o que acaba super funcionando.
O filme conta a história de um homem e uma mulher que se encontram por acaso em um hotel no meio do nada na França, se aproximam e acabam se apaixonando.
Ela (Alicia) é uma oceanógrafa super conceituada que vai para o hotel passar uns dias de férias antes de um desafio em sua carreira: uma descida às profundezas do Ártico, coisa nunca antes feita pelo homem.
Ele (James McAvoy) é um espião inglês na África, disfarçado de empreiteiro levando projetos de água para comunidades carentes.
Mas isso em princípio nem importa, os 2 se olham, se gostam e começam um romancezinho bem bom, num hotel lindão, com uma praia bem propícia (a mesma do Visages, Villages, lembra?).
E o que era um romance de férias acaba virando um amor inexplicável com hora pra ter uma pausa e promessa de reencontro assim que puderem, promessa inclusive dela ir visitá-lo na África.
Mas a vida é cruel, não poupa ninguém, nem os apaixonados idílicos, muito menos os que tem gols na vida que sejam importantes, uns submergindo no oceano, outros no coração da África desgraçada.
Mas submergindo e torcendo para voltarem à tona.
O filme parece que saiu de um livro do Ian McEwan, tenso, lindo e talvez trágico.
E Win Wenders estava muito, mas muito inspirado, os closes na Alicia apaixonada são para a história.
Submersão é o filme que eu estava esperando assistir ultimamente e nem sabia.
NOTA 🎬🎬🎬🎬
