Site icon Já Viu?

271/365 A FÁBRICA DE NADA

A Fábrica de Nada é um filme português importante e bem pertinente para esse momento político pelo qual estamos passando.

O filme é bacana, interessante, mas se você (como eu) é alguém que goste de cinema brasileiro, pode chegar também à conclusão que A Fábrica de Nada é um filho de um filme do Leon Hirszman com um filme do Sergio Bianchi.

O filme é tão político como toda a cinegrafia de ambos os diretores brasileiros, sério e sisudo como Hirszman mas também sério e debochado como Bianchi.

A Fábrica de Nada é uma fábrica que com o passar dos dias, vai ficando com menos e menos equipamentos, para o espanto dos funcionários.

Esse equipamento some meio que na cara de pau, na calada da noite, levado por caminhões que são contratados para retirar as máquinas e levar e pronto.

Os funcionários acham estranho e não se conformam com a explicação dos diretores da fábrica. Por isso resolvem fazer uma greve e permanecerem na fábrica 24 horas por dia para evitarem que mais equipamentos sumam.

O diretor Pedro Pinho, junto com mais 7 ou 8 pessoas que forram as criadoras do filme, mostram numa espécie de docudrama como essa mão de obra barata portuguesa vem sofrendo nos últimos anos com a crise mundial afetando diretamente, claro, os pobres antes de mais ninguém.

A Fábrica de Nada tem uma ingenuidade cinematográfica que me comoveu.

E quanto mais vamos vendo as histórias das vidas destes metalúrgicos que estão lá do outro lado do atlântico e também do outro lado do Equador, mais sentia a proximidade com o que vejo por aqui e o que leio por aqui e como tudo de bom, mas principalmente, tudo de ruim é igual, independente do lado que você esteja.

Assistir um filme que se aproxime tanto de suas personagens tão intimamente sem ter as mirabolâncias possíveis, provavelmente por não ter tido dinheiro para tanto mas resolvendo-as da melhor forma possível, é o tipo de experiência cinematográfica que acontece uma vez e só uma, de tempos em tempos.

Longa vida ao tapa na cara que vem de um filme como A Fábrica de Nada.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

Exit mobile version