Site icon Já Viu?

289/365 OPERAÇÃO FINAL

Filmão, quietinho, escondidinho ali na Netflix que pode passar batido, mas estamos aqui pra expô-lo.

Operação Final é um thriller lindaço, baseado em história real, onde em 1960 agentes secretos judeus que caçavam nazistas escondidos pelo mundo, recebem uma dica e vão para o interior da Argentina capturar Adolf Eichmann, apenas o cara que comandou toda a logística de transporte dos milhões de judeus presos, a caminho dos campos de concentração.

Eichmann estava escondido, vivendo uma vida bem discreta, trabalhando na Mercedes Benz, quando seu filho Klaus se envolve com uma garota católica, só que ele não sabe que ela é na verdade judia, filha de sobreviventes da guerra também escondidos por lá, fingindo serem cristãos.

A sequência onde ela descobre que o namorado é nazista, em uma reunião absurda, onde até um padre saúda o Reich e diz que judeu tem que virar sabão é de cortar o coração.

Ah, claro, a política de direita argentina à época era super conivente com os nazistas lá escondidos, que coincidência.

O legal é ver o quanto a inteligência de Israel, esses heróis que caçavam os nazistas logo após a guerra, sem muito dinheiro, sem muito recurso, fazia as coisas acontecerem mesmo aos trancos e barrancos.

O filme é estrelado pelo Oscar Isaac, por quem eu não tenho tanta simpatia, desgosto mais dele em filmes do que gosto, mas neste filme ele está ótimo, principalmente nas cenas que divide com o sempre grande Ben Kingsley.

Isaac é o judeu que consegue dobrar Eichmann enquanto ele está preso na Argentina, antes de embarcarem para o julgamento em Israel.

É um tour de force, tenso, dramático e ao mesmo tempo muito sutil o que acontece ali entre os dois.

O diretor Chris Weitz, do segundo filme da saga Twilight e do ótimo Um Grande Garoto, faz um filme muito bem filme, muito bem cuidado e com uns detalhezinhos que mostram que o cara só melhora com o tempo.

NOTA: 🎬🎬🎬1/2

Exit mobile version