O Culto é daqueles filmes que dão um nó na tua cabeça e não saem dela tão cedo.
O filme conta a história de 2 irmãos que, anos depois de terem conseguido fugir de um culto bem do mal, recebem mensagens para irem novamente ao local onde moraram por anos para um evento que vai mudar a vida de todo mundo.
Como a vida deles é um fracasso, obviamente por causa do tal culto do qual eles não conseguem se livrar, eles voltam para tirar a dúvida se o que eles lá viviam era real ou não.
E a realidade deste lugar está longe de ser compreendida de uma forma racional. E eles descobrem que afinal de contas, seus companheiros de culto podem não estar errados, ao final das contas.
O que eles presenciam que está acontecendo a partir do momento que eles chegam deixa os 2 irmãos tão perdidos e tão desconcertados quanto quem assiste esse filme fica.
Muitos dos “mistérios” inexplicáveis são “mistérios” que a gente vê pela internet o tempo todo, alguns como acontecimentos metafísicos, outros como acontecimentos que seriam extraterrestres e isso nos deixa muito mais próximos do filme, fazendo com que ele seja estranho e ao mesmo tempo familiar.
O mérito todo é da dupla Aaron Moorhead e Justin Benson. O filme é escrito por Benson, os 2 fazem os irmãos e é dirigido pelos 2, que já nos brindaram com um dos filmes mais legais dos últimos anos, Primavera, a história de amor de um americano e uma “menina diferente” na Itália.
O Culto é o filminho indie de ficção científica e mistério que eu tanto tento realizar por aqui ou que pelo menos eu tanto espero que alguém realize por aqui. E é a prova de que esse tipo de filme pode ser feito e pode ser BEM feito.
Enquanto isso, aproveitemos essa pérola de 2018, vinda de tão longe, talvez do outro lado da galáxia (tá forcei).
NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

