Site icon Já Viu?

71/2019 O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

O Menino Que Descobriu o Vento é um filme bem lindinho produzido pela Netflix, escrito e dirigido pelo ator inglês Chiwetel Ejiofor baseado numa história real.

No Malawi, em meio ao caos político e social, uma família sofre as consequências da devastação florestal indiscriminada, da seca, de um governo omisso e corrupto, da falta de dinheiro e consequentemente de comida.

Tentando sobreviver a saques e roubos, eles tem que escolher qual refeição do dia vão fazer, porque se fizerem duas, no outro dia ficam sem comida.

Só que o filho adolescente, de 13 anos de idade, que atinge seu auge de felicidade quando entra na escola e consegue estudar como sempre sonhou, tem seu sonho destruído quando é proibido de frequentar as aulas e pior, a biblioteca, quando seus pais não conseguem pagar as mensalidades.

Ele estava pesquisando para criar um moinho de vento que bombeasse água do poço e a levasse para a plantação de seu pai.

Até que ele consegue, com livros velhos, material de sucata e uma bicicleta que quase acaba por destruir totalmente sua família.

O filme é lindo, conta a história de superação, de genialidade do menino, de como essa comunidade é ligada à sua ancestralidade apesar da influência católica.

O problema do filme é que a história do menino fica muito em segundo plano. Ou melhor, ela demora muito a acontecer.

Tudo isso vai quase sendo nos mostrado em pílulas durante mais de 90 minutos onde o diretor privilegia contar a história do país para que estejamos situados e para que nos sintamos mais próximos do martírio da família e da comunidade.

Quando ele resolve finalmente contar a história do moinho, tudo acontece tão rápido que parece final de novela onde todo mundo casa e é feliz pra sempre. Faltou um diretor bom ali, de resto, o filme é bacana.

NOTA: 🎬🎬🎬

Exit mobile version