Eu tenho uns problemas bestas com alguns filmes, tipo não gostar do poster, demorar pra assistir e me arrepender de não ter visto antes.
Centro do Meu Mundo foi um desses.
Mas o problema não foi o poster, que nem tinha visto. Foi eu tê-lo confundido com outro filme alemão de adolescente gay que eu comecei assistir e odiei.
Daí achava que Centro, também alemão e também sobre adolescente gay, fosse o mesmo, com título internacional.
Até que depois de mais de ano com o filme na mão, assisti.
E passei as quase 2 horas do filme feliz, sorrindo ao mesmo tempo que me amaldiçoava por ter enrolado tanto.
O filme conta a história de Phil (Louis Hofman da série também alemã da Netflix, Dark, dando um show e levando o filme nas costas), um jovem que mora com sua irmã gêmea e sua mãe super alternativa em uma casa maravilhosa no interior da Alemanha e que descobre o amor.
Sim, Phil é gay, é lindo, é sonhador, é inteligente, é interessante e ao mesmo tempo que é feliz por tudo isso, sofre um monte pelos mesmos motivos.
Centro do Meu Mundo é o contraponto dos filmes de adolescentes gays americanos onde sempre tem um personagem filhodaputa que se redime no final.
Esta pérola alemã é o típico feel good, boas vibrações, romântico mas não idiota, com personagens profundos e discussões importantes que não incomodam quem só quer ver a historinha de amor.
Phil se apaixona por um cara novo da sua escola, o bonitão atleta Nicholas, e fica o admirando de longe, achando ser o menino que encontrou na rua quase 10 anos antes e por quem tinha uma lembrança bem boa.
O legal do roteiro é que não estereotipa as personagens, fazendo com que todos eles sejam multi facetados, não tem o bonzinho e o vilão, tem gente com quem você se identifica pelos mais diferentes motivos.
O filme é um dos filmes mais fofos adolescentes e mais ainda por ser gay.
E o legal é que, por fugir de todos os clichês e caricaturas possíveis, Centro do Meu Mundo nos banha com um universo forte e onírico, fantasioso e realista num show de emoções, segredos e relacionamentos que seriam perfeitos se não fossem os acasos da vida.
Quer mais legal? O filme inteiro está aqui abaixo, com legendas em inglês, só clicar no CC para ativá-la.
NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

