Gosto muito de filmes de crescimento, os “coming of age”, onde o foco é em crianças ou adolescentes que passam por alguma experiência traumática e radical que os coloca de vez na vida adulta.
O mexicano Cuernavaca é um desses, com tudo de bom e de ruim que possa vir no pacote.
O filme conta a história de Andy, um garoto na pré adolescência que precisa ir morar em Cuernavaca com a avó paterna, com quem nunca teve contato, depois que a mãe sofre um acidente.
Enquanto ele espera pela mãe se recuperar, Andy também espera que seu pai vá visitá-lo no subúrbio mexicano, no casarão da avó estranha, bem peculiar, que vive fazendo doce de goiaba com seus empregados, obviamente, descendentes de índios.
Andy logo se dá bem com uma tia que também nunca havia encontrado. Na verdade, Andy se dá bem com todo mundo, o problema é sua avó que não quer tê-lo por perto.
Enquanto espera, Andy se aproxima de Charly, um dos empregados da avó, um jovem cheio de amigos meio delinquentes, como os jovens devem ser, só que na verdade um pouco além do aceitável socialmente, para ser educado.
Andy quer o pai por perto, tenta a todo custo falar com ele, tenta saber da mãe, tenta se aproximar de quem deixa que ele se aproxime para sobreviver ao quase desprezo da avó.
A avó, a personagem mais “especial” do filme é vivida pela sempre boa Carmem Maura. E no caso de Cuernavaca, o diretor Alejandro Andrade acertou na mosca dando um papel complexo a uma atriz deste porte.
Carmem é quase a bruxa no mundo que poderia ser de conto de fadas do menino da cidade grande que do nada, acaba descobrindo o fascinante mundo do meio do mato, do sítio, das árvores, do sol lindo que brilha o filme todo.
Cuernavaca é isso, indo, idílico, só que seria o filme perfeito se Alejandro tivesse transformado nesse conto de fadas, o que ele não faz mesmo.
Quando o pai de Andy entra na história, Cuernavaca nos avisa que “se liga, Alice, acorda”.
E esse é o seu problema.
NOTA: 🎬🎬🎬


ACHEI INTERESSANTE.A HISTÓRIA MOSTRA ADOLESCêNCIA DIFÍCIL.ABANDONO DE 1 PAI IRRESPONSÁVEL.
Perdi 1h30 da minha vida assistindo esse filme rsrs