O casal Stephan e Elisabeth fazem um jantar em casa e convidam René, melhor amigo dela, quase irmão de criação e também seu irmão de verdade, Thomas e sua namorada grávida, Anna.
Os irmãos chegam mais cedo, papo vem, papo vai e ficam todos insistindo para que Thomas conte o nome escolhido de seu filho que está para nascer.
Thomas fica enrolando, pedindo para que todos adivinhem e nada. Eles falam, falam, dão referência de nomes de familiares, de poetas, escritores, deuses, artistas e nada.
Até Thomas revela que seu filho se chamará Adolf.
E o caos está instaurado.
A discussão alcança níveis não esperados quando, além de ninguém se conformar com o nome maldito escolhido por Thomas, as desavenças vão tomando outros rumos.
Principalmente quando Anna chega e cai no meio do fogo cruzado.
Refilmagem de um sucesso francês, How About Adolf? discute bem o quanto um nome pode ser desgraçado pelos atos de uma pessoa, principalmente no caso de Hitler. Mas principalmente este filme pretende discutir tolerância, compreensão e até um tipo de sororidade.
Menos político do que eu imaginei que pudesse ser, essa comédia alemã, algo que eu não estou costumado a assistir, mostra o quanto a sisudez germânica é uma verdade, o que acabou me divertindo muito, porque imagino que este seja um filme nos moldes dos nossos populares.
NOTA: 🎬🎬🎬1/2

