O Brasil é o grande vencedor de #Cannes2019.

A essa hora todo mundo já deve estar sabendo que 2 filmes brasileiros, repito, DOIS filmes brasileiros, do tal cinema nacional que o povo não gosta, foram premiados no Festival de Cannes de 2019.

O filme Bacurau de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles venceu o Grande Prêmio do Juri, meio que o terceiro lugar da competição oficial do Festival, de um juri presidido pelo diretor mexicano Alejandro González Iñárritu e formado por Enki Bilal, Elle Fanning e vários outros.

Já o filme A Vida Invisível de Eurídice Gusmão de Karim Ainouz venceu o prêmio de Melhor Filme da Mostra Um Certo Olhar, a segunda mais importante do Festival, do juri presidido por Nadine Labaki com Lisandro Alonso, Marina Fois, Nurhan Sekerci-Porst e Lukas Dhont.

Isso não é pouco para o Brasil, já que desde a a única Palma de Ouro, vencida em 1962 pelo majestoso O Pagador de Promessas, o cinema brasileiro não voltava pra casa com prêmios tão importantes.

E digo mais: em 2019, nenhuma outra cinematografia mais periférica foi tão bem avaliada como a brasileira no Festival da Riviera Francesa.

E digo mais ainda: o mais importante de tudo é que ambos os filmes, Bacurau e são filmes extremamente politizados e engajados, como deveriam mesmo ser.

Todos os 3 diretores, Karim, Kleber e Juliano, foram muito enfáticos em suas entrevistas pós premiações ao dizerem que seus filmes são gritos de alerta contra esse governo neo nazi.

Karim dedicou seu prêmio a Fernanda Montenegro, que atua no filme e diz que o prêmio é muito importante para um momento onde a educação e cultura brasileira estão sendo desmanteladas.

Pra se ter uma ideia da importância desses 2 prêmios em um mesmo ano, além da Palma de Ouro de 1962, os outros prêmios recebidos em Cannes foram em 1969 para Glauber Rocha como melhor diretor em “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, em 1986 Fernanda Torres venceu como melhor atriz por “Eu Sei Que Vou Te Amar” e em 2008 Sandra Corveloni também saiu de lá como melhor atriz por “Linha de Passe”.

Advertisement

Um pensamento sobre “O Brasil é o grande vencedor de #Cannes2019.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s