165/2019 DOR E GLÓRIA

E saiu Dor e Glória, o novo filme maravilhoso do maravilhoso Pedro Almodóvar.

Eu tinha gostado muito do trailer, mas garanto que não faz jus ao filme.

Pedro está em sua melhor forma como diretor e roteirista.

É um filme dessa fase séria do diretor punk espanhol, meio que o extremo oposto de sua fase da “movida madrileña”, que sempre amei muito, que acho que é mais importante que essa segunda fase séria.

Dor e Glória foi o “cavalo” para que Almodóvar encarnasse em Antonio Banderas, seu muso da fase punk, com quem brigou e ficou anos sem se falar e com quem filmou de novo só em A Pele Que Habito.

Neste novo filme, Banderas é Salvador, um diretor e roteirista de cinema (como Pedro) no início de seu declínio físico e artístico, em uma fase conturbada da vida, propícia para rever memórias, resolver problemas atuais, tirar fantasmas do armário.

E pra tudo isso Almodóvar nos entrega um de seus melhores roteiros com os melhores personagens possíveis, alguns que entrarão no panteão de Pedro.

Além de Banderas, o filme ainda tem Penélope Cruz como a mãe de Salvador no passado, Leonardo Sbaraglia e Julieta Serrano como a mãe no presente, só pra começar.

Dor e Gloria é daqueles filmes que você espera que não acabe tão cedo, de tanto que você se envolve com os personagens e se reconhece e alguns deles, ou pelo menos em um deles.

É um filme quase sóbrio (nível Almodóvar de sobriedade, claro) e emotivo que lança uma luz sobre como o processo criativo pode ser catártico e surpreendente.

O jogo temporal da história de Salvador é lindo, mostrando por exemplo o quanto seu olhar infantil e apaixonado pela mãe vem da infância. E mostra também o quanto seus olhares e suas conversas com um de seus ex amantes é de uma perfeição e lindeza de edição que deixa a maioria dos filmes de hoje no chinelo em questão de narrativa.

Resumindo: quer ver um filme ótimo de um diretor que só melhora com o tempo, mesmo tendo uma filmografia impecável? Pague um ingresso no cinema mais próximo e se jogue sem medo.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

.

6 pensamentos sobre “165/2019 DOR E GLÓRIA

Leave a Reply