211/2019 AMOR ATÉ AS CINZAS

Que filme, minhas caras e meus caros.

Que filme!

Amor Até As Cinzas é um filme chinês que se nada mais, teve sua atriz Tao Zhao incensada no Festival de Cannes de 2018, que nos dá uma das melhores personagens dos últimos anos, a dançarina apaixonada Qiao.

Vivendo em uma cidade qualquer no meio do nada chinês, ela se apaixona por um ladrãozinho meia boca que se acha o máximo.

E esse amor vai durar muito, mas muito mesmo.

Um dia eles caem em uma emboscada onde seus inimigos dão uma surra absurda nele. Mas antes que o matem, Qiao saca uma arma que obviamente não era dela e dá uns tiros pra cima para espantar todo mundo.

Ela vai presa por 5 anos, enquanto o namorado sai da prisão em muito pouco tempo.

A vida de Qiao daí para frente é ir atrás de seu amor e tentar fazer com que dê funcione.

Ou que pelo menos seja eterno enquanto dure. Ou como dizia Truffaut, que o provisório seja definitivo.

O grande diretor Jia Zhangke nos leva pelas mãos por um caminho lindo de amor e procura, atravessando uma China que para mim é absolutamente nova, essa China que está crescendo, mudando a olhos vistos, muito parecida com o Brasil de uns poucos anos atrás, onde o desenvolvimento vinha a milhão, não essa marola que vivemos hoje em dia.

A China de Qiao tem usinas nucleares, tem cidades de carvoeiros que está se industrializando, tem cidade que vai ser alagada para construção de usina.

E nós vamos vendo esse caminho de Qiao como uma estrada desconhecida que, se tudo der certo, vai levá-la ao amor de sua vida até que ele descubra que esse amor não era.

Ou que já foi.

Ou que um dia será.

Ou alguma opção de infinito efêmero, do provisório definitivo.

Ou melhor ainda, do definitivo provisório.

Qiao é forte, ela vive em meio de um faroeste no asfalto, onde ela é a mocinha forte e que resolve entre pistoleiros que não atiram, bandidos que não metem medo e que por isso tudo, todos esses machos a respeitam o tempo todo.

A cena que ela dá os 2 tiros para o alto quando assusta todo mundo em sua volta é a que melhor representa o filme e a personagem que manda na porra toda, que faz e desfaz quando, como e onde quer.

Viva Qiao.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬🎬

Um pensamento sobre “211/2019 AMOR ATÉ AS CINZAS

Leave a Reply