231/2019 ENTARDECER

Ontem quando falei do grande Rohrig no Ao Pó Voltará, disse que ia falar do novo filme do Laszlo Nemes, o diretor de Filho de Saul, de onde surgiu Rohrig pra nós mortais ocidentais.

A sina do segundo filme é complicada demais.

Principalmente se o cara estreia no cinema com uma obra prima, levando tudo quanto é prêmio que aparece pela frente do filme.

Entardecer, o segundo filme do diretor húngaro, infelizmente é um erro.

Eu juro que fiquei dias pensando como o cara que fez o filme do menino morto no campo de concentração teve a paxorra de fazer um filme como Entardecer, um drama tão besta, tão sem graça e tão careta que por 2 vezes durante o filme eu fui checar se não estava assistindo outra coisa.

O filme conta a história de uma jovem, no início do século XX, que chega em Budapeste tentando trabalhar em uma loja de um grande fabricante de chapéus.

Ela é bem intencionada, tem ótimas ideias, faz chapéu como poucas, mas a fábrica nem a loja precisam de novas trabalhadoras.

Logo ela diz que é filha do antigo dono da fábrica, cuja marca é o nome de sua família, que foi comprada.

O novo dono, em um momento de pena (sim, pena, acredita) deixa que ela more em um quartinho da loja, sua antiga casa, enquanto ela não arruma outro emprego.

Ela resolve sair pelas ruas da cidade nova em busca de sua história ou pelo menos do que resta da história de sua família e acaba descobrindo um irmão que ela não sabia que tinha.

Agora eu digo uma coisa: isso não seria a sinopse da próxima novela de época das 18h da Record?

Que porra de filme é esse que você fez, Laszlinho do meu coração?

Sim, o filme é bem fotografado, com uma direção de arte ótima e com algumas personagens que dariam ótimas reviravoltas lynchianas num roteiro idiota desses.

Mas as reviravoltas não existem, as personagens somem no meio de um monte de cenas sem graça de um roteiro mais sem graça ainda.

E Laszlo, mesmo filmando bem, dirigindo bem seu elenco, criando tensão como pode, tirando leite de pedra, deixa a desejar demais.

Tomara que logo venha o terceiro filme e ele nos explique que foi contratado pra dirigir esse Entardecer sem ter tido tempo nem de ler o roteiro antes.

NOTA: 🎬🎬1/2

Leave a Reply