077/2020 SEBERG CONTRA TODOS

Os biopics, filmes sobre as vidas de pessoas reais, são sempre complicados.

Ou vira um filme genial como Rocketman sobre Elton John, que dá um plot twist duplo cardapado de como devem ser feitos musicais, ou vira uma porcaria rasa e insossa como Seberg Contra Todos.

Jean Seberg, a atriz americana super ativista que protagonizou alguns dos melhores filmes da Nouvelle Vague francesa, merecia algo muito maior.

Jean é vivida pela cada vez melhor Kristen Stewart que em algumas cenas mostra a que veio.

E acreditem, todos aqueles cacoetes de mão no nariz, mão no cabelo, olhar de baixo que a vampira do Crepúsculo tinha, sumiram.

Aqui ela se esforça muito pra mostrar o quanto a vida da atriz foi arruinada pelo FBI por ela ter se envolvido com movimentos de esquerda num país onde o chefe da polícia federal deles era um insano que achava que a própria sombra era um perigo comunista.

O que acaba com tudo, adivinhem, é o roteiro e o diretor.

Seberg parece um filme de sessão da tarde, produzido para algum canal de tv porcaria, de tão programático que é o filme.

O roteiro é tão caretinha que nem parece que a atriz foi quem realmente foi. Por vezes ela parece uma patricinha que acha legal dar um dinheiro para os Black Panthers.

O diretor Benedict Andrews é o grande responsável por isso tudo.

Sua inabilidade e falta de sutileza é de doer.

Claro que a gente já sabia que o futuro dele não era dos melhores depois de termos sofrido com Una, a porcaria que é seu primeiro filme.

O que eu não entendo é como ele conseguiu dinheiro para produzir esse Seberg, ainda mais com o elenco principal, além de Kristen, Anthony Mackie, que faz o amante de Jean e Zazie Beetz, sua esposa.

O filme passa por momentos radicais da vida da atriz, da felicidade do sucesso, felicidade no amor, até a perseguição pelo FBI e a paranóia que ela criou por isso. Mesmo assim, a linearidade e normalidade de clima é espantosa.

Nada ajuda a história além do elenco bom, o que não é suficiente. Nada suficiente.

NOTA: 🎬🎬

Um pensamento sobre “077/2020 SEBERG CONTRA TODOS

Leave a Reply