272/2020 LA LLORONA

O horror da Guatemala La Llorona é exatamente o que eu espero de um filme latino de fantasma político.

Olha que legal, enquanto os americanos fazem o seu horror sociológico com Corra!, Us e as porcarias que estão sendo lançadas na rabeira como Antebellum e The Hunt, La Llorona é um filme de vingança de fantasma politizado.

A chorona do título é Alma, uma mulher que 30 anos atrás foi morta em um massacre de indígenas comandado por um capitão do exército, em uma época que a ditadura militar existia na Guatemala.

Alma, seus 5 filhos e todo seu povo foram mortos em um genocídio que ficou por isso mesmo, obviamente, até que 30 anos depois, o tal capitãozinho, agora general, é julgado por esse crime horroroso.

Enquanto a população indígena protesta em volta da casa do capitão, fazendo barulho 24 horas por dia para não deixar que ele tenha paz, sua esposa feiticeira bem do mal faz o que pode para protegê-lo de ser condenado.

Claro que ela não precisa fazer muito já que a justiça de rabo preso absolve o general de seu crime dizendo que prescreveu e por outras desculpas absurdas.

As empregadas da casa do general, todas indígenas, resolvem ir embora da casa da família porque percebem que alguma coisa está para acontecer, ogo antes da Chorona aparecer.

Alma volta, 30 anos depois de morta, para vingar não só sua vida e de seus filhos, mas para fazer com que o monstro pague pelo que fez.

La Llorona poderia ser um filme sutil de fantasma, com uns sustos bestas, mas a ideia toda do diretor Jayro Bustamante, na minha opinião é aquele velho ditado do “aqui se faz, aqui se paga”.

La Llorona não acredita que o general vá pagar por seus crimes no pós vida.

E faz questão que ele pague e sofra aqui. E agora.

La Llorona pode ser considerado um horror de realismo fantástico, bem latino mesmo, fugindo de todos os cacoetes e obviedades do horror hollywoodiano que a gente tanto ama.

E a história não poderia ser mais pertinente ao nosso dia a dia brasileiro onde os capitãezinhos, cheios de poder nas mãos, estão acabando com as culturas e os povos originais em prol de um projeto de país impossível.

E eu só torço para que como no filme, essa escória militar pague em vida por seus crimes.

Que venham as choronas brasileiras.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬

5 pensamentos sobre “272/2020 LA LLORONA

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s