326/2020 LINGUA FRANCA

Lingua Franca é um filme antes de tudo melancólico.

Melancolia é a força motriz na história da filipina trans vivendo ilegalmente nos EUA, trabalhando como cuidadora de uma idosa enquanto procura um homem a quem possa “comprar” para casar e conseguir seu green card.

O filme escrito e dirigido por Isabel Sandoval, com todos os seus altos e altos e mais altos ainda, é uma das maiores representações do que o cinema pode fazer com personagens bem criados em uma história que não se rende a satisfazer o espectador, mas sim ao cinema em si.

A intimidade que Sandoval mostra ter com a câmera, de colocá-la onde bem entende para melhor contar sua história é de se admirar.

Lingua Franca é um filme íntimo, de muitos closes, de muitos suspiros, de muita lembrança (não muito boa) e de muito medo.

A luz lúgubre, a direção de arte tão perfeita que parece inexistente, os tons de cada personagem que não se interferem e não “atrapalham” as construções alheias, fazem com que a história de Olivia (vivida pela própria Isabel Sandoval) toque no fundo do nosso coração.

Quem nunca se sentiu solitário, mesmo estando rodeado de gente? Quem nunca se sentiu abandonado, mesmo no colo de sua melhor amiga? Quem nunca se sentiu desprezado, mesmo falando com sua mãe ao telefone? Quem nunca se sentiu usado, mesmo sabendo que a outra pessoa te ama?

Lingua Franca é tudo isso e muito mais.

Um filme que incomoda, que nos leva a lugares e sensações que não necessariamente queríamos estar ou sentir mas que ao mesmo tempo nos dá uma ponta de esperança mostrando que Olivia é uma heroína, uma mulher forte, que apanha, cai e se levanta mais forte ainda, que não se deixa abater pelos poréns e pelos obstáculos.

Tudo isso visto sob o ponto de vista de uma mulher trans que escreveu, dirigiu e se entregou de corpo e alma para esse papel impressionante neste filme que além disso tudo, é o primeiro filme de uma diretora trans a ser exibido no prestigioso Festival de Veneza.

Para assistir esse que é o melhor filme estrangeiro no Mix Brasil, é só clicar aqui.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

Um pensamento sobre “326/2020 LINGUA FRANCA

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s