336/2020 UNDINE

Undine é o novo filme (e o mais francês) do diretor alemão Christian Petzold.

O filme é estrelado pelo casal fetiche do diretor, Paula Beer e Franz Rogowski, que repetem o também casal vivido em Em Transito, outro filme de Petzold.

Desta vez Paula é Undine do título, uma estudiosa de história que trabalha em um museu em Berlim e que começa o filme levando um fora do amor de sua vida e o ameaça de morte, numa cena já icônica onde o casal apaixonado toma café calmamente vista de longe mas sob o microscópio do diretor alemão, o desespero e as reações extremas surgem como o mergulhador de Rogowski emerge das águas turvas para conquistar o coração de Undine.

Petzold é aquele diretor que constrói seus filmes esmiuçando os sentimentos de seus personagens, levando-os sempre a extremos.

E em Undine ele não faz diferente.

A relação da personagem principal, se recuperando daquele coração partido com a ajuda mais que romântica de Christoph, o mergulhador que, numa metáfora óbvio e nada sutil, se joga de cabeça nesse novo amor, só poderia passar no universo de Petzold, um diretor com a austeridade alemã mas com os 2 pés no cinema francês de relação, de amor e de muita discussão de relação.

Imagine um Fassbinder tendo um filme com Chabrol, que cresce se alimentando de muito filme clássico mas também de muito pop. E que daí cria suas personagens que pertencem não só aos nossos dias, mas se bobear, a dias que ainda estejam por vir.

Undine e Christoph, como o casal de Trânsito, pertencem a um mundo quase novo e diferente do nosso.

Pelo menos para eles.

E que sorte a nossa.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

4 pensamentos sobre “336/2020 UNDINE

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s