161/2021 FUNERAL DE ESTADO

Funeral de Estado é uma das coisas mais impressionantes que assisti esse ano.

É um documentário russo com imagens inéditas dos 4 dias que antecederam o funeral de Josef Stalin.

O filme é uma prova de que o tão famoso “culto à personalidade” que sempre existiu e sempre existirá, ao que tudo indica, transpõe a lógica.

Apesar de todos os pesares, para o bem e para o mal, mas principalmente a mão pesada de Stalin, some com a força da propaganda soviética como vemos aqui em todas as formas de devoção explícita do povo da URSS.

As imagens são incríveis, mostram as ruas tomadas de gente quando recebem a notícia da morte de seu presidente nos 4 cantos do império soviético.

Vemos o povo de Moscou tomando as ruas da cidade, principalmente a Praça Vermelha e também vemos etnias dos mais variados cantos soviéticos sentindo na pele o que não consegui entender se foi somente a tristeza pela morte mas também se havia qualquer tipo de alívio.

Fico só pensando se ainda não existem mais imagens que continuam arquivadas desse evento grandioso ou se está tudo neste documentário incrível disponível no Mubi.

Fora tudo isso, o mais impressionante para mim é ver o quanto o cinema soviético era tão importante naquela época, tão mais importante até do que eu já tenha estudado sobre isso.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬

Resenha em 30 segundos ou menos:

Trailer:

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s