074/2022 COW

Cow é um absurdo.

Um documentário criado e dirigido pela ótima Andrea Arnold sobre Luma, uma vaca.

Sim, uma vaca.

Em princípio Cow parece aqueles filmes horrorosos que a gente via (ainda vê?) no youtube sobre como os bichinhos são criados e tratados para que nós carnívoros tenhamos prazer com a carne e o leite e o couro e tudo mais deles extraídos.

Se o filme não tivesse sido feito pela diretora inglesa, tenho certeza que teria uma locução por cima das imagens em princípio banais e seu “fim” seria o youtube.

Mas ela é boa e fez um filme sobre uma vaca, sem entrevistar o dono ou algum veterinário, nem nenhum ativista, ou um vegano ou um carnívoro.

Ninguém que importe aparece no filme além de Luma em seu dia a dia estando prenha, dando leite, chorando quando sua filha é tirada dela, crescendo, produzindo, o que toda vaca leiteira faz e como toda vaca leiteira é tratada para dar o seu melhor.

Punk.

Só que na sutileza de Arnold e de seu filme Cow, a gente vai tomando tapa atrás de tapa na cara quando vemos esse dia a dia da forma mais cru possível.

Depois de estrear em Cannes e passar pela Mostra de São Paulo, o filme está em cartaz no Mubi e odeio dizer isso, mas neste caso cabe o aviso, Cow é pra poucos.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s