148/2022 WE FEED PEOPLE: COZINHAS DE EMERGÊNCIA

3 meses atrás, quando essa catástrofe da Rússia invadindo a Ucrânia aconteceu, uma das primeiras notícias que apareceram no meu feed do Twitter foi via perfil oficial do World Central Kitchen com um de seus criadores, o cozinheiro espanhol mega renomado José Andrés chegando na Ucrânia com seu esquema há muito sendo aperfeiçoado para alimentar o país em estado de ataque inumano e insano.

Cozinhas de Emergência é o documentário dirigido pelo famosão Ron Howard sobre esse projeto do chef Andrés de levar comida a lugares do mundo sob experiências de catástrofe, seja por um furacão em erupção, furacões devastadores e neste último caso, em meio a guerra.

Este filme foi lançado no início deste ano no Festival South By Southwest, antes da invasão russa mas o que vemos nesta lindeza de documentário nos dá muito a dimensão do que deve estar sendo feito na Ucrânia.

E como uma perna transmídia do filme, é interessante acompanhar as redes sociais do WCK e do próprio Andrés, que posta tudo, mostrando principalmente os perrengues pelos quais eles passam nessas situações extremas.

O filme mostra o comecinho da jornada do Andrés, deixando de lado o chef superstar que ele era para se aventurar no que ele diz ser seu propósito de vida, que é levar comida a populações em desespero, porque antes de eletricidade ou wifi ou qualquer outra coisa, o povo que passa por catástrofes precisa de comida quente, de calor em geral.

E sempre que algum problema desses aparece, Andrés vai, monta cozinhas, procura gente para ajudar e distribui o máximo de comida que consegue para todo mundo que precisa.

Fazia um bom tempo que eu não chorava de felicidade assistindo um filme, ainda mais um documentário que conta uma história tão importante quanto esta.

Ron Howard fez o que sabe de melhor, editou o filme como poucos o fariam.

José Andrés é um figura, sempre gostei dele desde os primeiros anos de Top Chef onde ele aparecia como convidado especial e dava shows de bom humor e de carinho com os participantes.

Sigo o World Central Kitchen há tempos, os ajudo como posso mas como diz Andrés no filme, esse trabalho não é para alimentar ego de quem ajuda mas sim para alimentar o corpo e a alma de quem precisa.

Não perca, fique feliz, mesmo que chorando, com esse filmão disponível no Disney+.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬🎬

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s