164/2022 A APARIÇÃO

Por mais que eu tente me organizar, eu sempre acabo me perdendo na lista de filmes que eu assisti e que eu não resenhei por aqui.

Acho que pelo hype do Vincent Lindon ter estrelado Titane e arrasado, depois ter sido presidente do júri de Cannes esse ano e ainda ser “descoberto” como sex symbol, voltou a pipocar pra mim A Aparição, drama de 2018 estrelado pelo fofo.

Procurei aqui e não achei a resenha, então aqui vai.

Não precisei de 15 minutos revendo A Aparição para me lembrar o quanto Vincent Lindon é poderoso no que ele melhor faz: ser ator.

Neste drama dirigido pelo ótimo Xavier Giannoli (do meu preferido Ilusões Perdidas), Lindon faz Jacques Mayano, um repórter de guerra bem famoso que é contratado pelo Vaticano para investigar um caso de aparição santa numa pequena cidade francesa.

Anna (a ótima Galatéa Bellugi) é uma noviça que diz ter presenciado várias aparições da Virgem Maria nos arredores da cidade.

E não só isso, ela diz que recebe recados da mãe de Cristo.

Claro que um circo é montado em volta da menina pelo padre da cidade, com a ajuda de uns religiosos bem estranhos que pensam mais nas fotos de divulgação e nas canecas e nos terços que vão vender do que na proteção de Anna.

Mayano chega na cidade aparado por uma comitiva vinda diretamente do Vaticano, até com um padre exorcista, para ter certeza de tudo o que se passa por lá.

Mas o repórter, recém chegado de uma cobertura de guerra onde seu companheiro fotógrafo foi morto, começa a duvidar não só da fé do próprio povo do Vaticano e sua frieza em relação a Anna mas também começa a duvidar de si mesmo à medida que ele se aproxima da “menina santa”.

O diretor Giannoli sabe do poder do ator que tem em suas mãos e não se faz de rogado: usa e abusa dos closes e das reações de Lindon a torto e a direito, o que dá ao filme um senso de desespero por todas essas dúvidas.

A jornada do repórter atormentado paralela à jornada da noviça santa em glória é a coisa mais legal do roteiro e seus encontros furtivos para falarem “da vida” são momentos de pura jóia do cinema francês.

A Aparição está no Prime Video. Não Perca.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s