207/2022 DEALER

Dealer é o tipo de filme que eu assisto em festival e fico esperando ele aparecer em alguma plataforma para implorar pra que você assista.

Mas já faz 1 ano que eu tô guardando esse “segredo” comigo e não dá mais: procure Dealer, drama belga e veja porque o filme é o máximo.

o dealer do título se traduz por “traficantezinho”, aquele povo que fica em balada, em festa, vendendo drogas e que se a polícia prender, não vai ter chefão que vai proteger.

É o dispensável, o boi de piranha, o idiota (in)útil.

No caso do filme é Johnny, um moleque de 14 anos de idade, sem casa, sem família, que mora em abrigos, vários, já que ele é mandado embora por desobediência.

E ele consegue uma graninha vendendo drogas em boate de playboy.

Ele é esperto, ligeiro e sempre acaba conseguindo um dinheiro a mais, ou bebida, ou comida desse povo que de uma forma escrota se solidariza com o dealer que acabou de lhe vender cocaína, mesmo sendo um pré adolescente.

Quando Johnny descobre que não vai ter mais onde morar aos finais de semana, porque o abrigo não vai mais permitir que os adolescentes saiam de lá, ele pede a um de seus clientes, um ator muito famoso, que seja o seu guardião por esses períodos.

Você acha que vai dar ruim?

O diretor Jeroen Perceval nos joga na cara o quanto a classe média hipster intelectualóide é canalha e pior, o quanto aquele ator que acha que está fazendo bem em ter um adolescente que consegue drogas facilmente está fazendo um favor à sociedade.

Eu entrevistei Jeroen e ele me contou que essa realidade dos grandes centros belgas, de crianças sem família e sem ter onde morar estão se tornando um problema tão grande que tem afetado politicamente o país inteiro sem que ninguém consiga resolver nada.

Dealer, o filme, poderia ser todo estilosão, moderninho, descolado, já que o tema lhe daria essa liberdade. Mas Jeroen é mais esperto que isso e nos entrega um drama desgraçado, com um elenco que beira a perfeição, vivendo uma história que se tivesse um roteiro um pouco mais amarradinho, teria produzido uma obra prima.

Mas eu só quero ver o que o diretor vai lançar a seguir porque ele promete. Muito.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s