226/2022 DECISION TO LEAVE

Se eu fizesse uma lista dos meus diretores vivos preferidos o sul coreano Park Chan-wook estaria no meu top 3 sem pensar.

O cara que “cometeu” Oldboy e A Criada deveria ser reverenciado diariamente em altares cinéfilos por todos os cantos.

E a lista de filmes bons dele não para por aí, vai de Lady Vingança e Snowpiercer a Sede de Sangue.

Decision To Leave é o novo filme do diretor e mais um para entrar na categoria dos preferidos do ano.

O filme conta a história de Hae-jun, um detetive da polícia bobão que ao investigar a morte muito estranha de um milionário, se depara com a esposa agora viúva, uma chinesa bem lânguida, que se faz de tonta o tempo inteiro enquanto joga todo seu charme para o policial insone que vive longe da esposa.

Sentiu uma ponta de filme noir?

Super sentiu. Decision To Leave é um filme noir dirigido por um diretor genial, um mestre do cinema, que com certeza gastou mais tempo decupando como iria filmar do que filmando em si porque já sabia exatamente o que iria fazer para contar sua história.

Park Chan-wook mais uma vez me deixou de queixo caído, totalmente estupefato com o que ele faz não só com o filme mas com o roteiro que é outra aula de cinema.

Quando a gente acha que entrou no “bonde” que ele quis que a gente entrasse para comprar a história da sedutora Seo Rae, Chan-wook nos leva a uma outra direção repentina e depois outra e depois outra ainda mostrando que diretor bom faz o que quer em seus filmes, que tudo é possível.

Não, caríssimos, Decision To Leave não é um draminha cheio de reviravoltas de roteiro que vão envolvendo o espectador em truques baratos.

Tudo o que a gente assiste nesse noir-quase-comédia é o que a gente espera de um filme de policial bobão que se deixa levar pela suposta assassina sedutora lânguida.

Só que a precisão da direção do sul coreano faz deste filme uma pérola rara, algo que deveria ser copiado ad infinitum daqui pra frente por diretores que queiram parecer sabidões e moderninhos.

Não por menos, Park Chan-wook venceu o Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes 2022.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬🎬

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s