228/2022 NEXT DOOR

Next Door é o filme de estreia do ator alemão Daniel Bruhl como roteirista e diretor e olha, o cara é bom.

Diferentemente de seus pares, sei lá, brasileiros, o filme de Bruhl é bem menos pretensioso e com foco no que ele conhece bem: a direção de elenco.

Bruhl faz o papel de Daniel Weltz, um ator muito famoso alemão que mora em Berlim e sai de casa para um dos dias mais importantes de sua vida: is para Londres para fazer teste para um filme gigante de Hollywood.

Ao mesmo tempo que ele está tenso, ele planeja seu dia para não se atrasar para nada, acordando cedo, tomando seu café antes dos filhos acordarem e consegue até parar em um bar perto de casa para uma última lida no texto do teste.

O que ele não esperava era encontrar Bruno (o ótimo Peter Kurth), um homem que já está bebendo no bar e que tem opiniões bem específicas e firmes sobre Daniel, sua carreira e sua vida pessoal.

O pedido de autógrafo logo se transforma numa enxurrada de críticas em cima de críticas o que vai deixando Daniel cada vez mais incomodado com esse cara, principalmente por perceber que não só Bruno conhece a vida do ator de trás pra frente como também joga na cara do famoso o quanto ele é só mais um rico escroto.

O roteiro de Next Door entra para a categoria dos muito bem escritos na clássica linha dos huis clos, os filmes com poucos 2 personagens principais que acontecem em 1 único cenário.

O embate entre gerações, categorias sociais e principalmente éticas dá o tom deste drama que tem uma influência quase sutil de Buñuel que me fez emocionar muito.

Next Door tem 2 probleminhas pra mim que são quase graves.

O primeiro, que talvez seja mais uma piada do que um problema, mas que me incomodou um pouco, foi que o personagem de Bruhl seja construído de estereótipos do que a getne imagina ser um ator de sucesso. Mas ele não exagera o suficiente. Um exemplo bom disso é o personagem de Antonio Banderas no ótimo espanhol Competição Oficial, que vive um super astro cheio de frescuras e exigências.

Outro problema do filme foi o final.

Até que o final não é exatamente o final.

Até nesse detalhe o ótimo ator agora bem bom diretor se mostrou cuidadoso.

Aprendeu bem o Daniel e que este filme sirva de referência para outros atores que resolvam se aventurar pela direção.

Next Door está disponível na HBOMAX.

NOTA: 🎬🎬🎬1/2

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s