330/2022 O CRÍTICO

Os diretores Javier Morales Perez e Juan Zavala são bem doidos: fizeram um documentário sobre Carlos Boyero, o crítico de cinema mais odiado da Espanha.

O Crítico é ótimo e o crítico em si, o Carlos, não só é odiado por (quase) todo mundo como já virou uma caricatura de si mesmo nesses anos todos.

O que é o máximo.

Já no início de carreira, Boyero era amigo de um povo de cinema e começou a participar como ator em curtas do Fernando Trueba, por exemplo.

Ele era um bom ator? Não. Trueba queria o Boyero mesmo em seus filmes. E funcioinava, para alegria dos amigo e mais ódio ainda de seus detratores que não suportavam o crítico que detonava quem quer que fosse se ele não gostasse mesmo.

Sem papas na língua mas com muito estofo para poder discutir com quem quer que fosse sobre seus textos.

O legal é ver gente falando bem e gente falando mal de Boyero em seu filme, o que é quase impossível em documentários, que geralmente são super chapa branca, super baba ovo.

O problema do filme é exatamente o mesmo: ao invés de se aprofundar em todas as discussões e “intrigas” que aparecem pelo filme, os diretores acabam nos deixando com aquele gostinho de quero mais.

Tudo parece superficial demais, o que é muito incongruente para um filme sobre um crítico que provavelmente o detonaria exatamente por esse pequeno detalhe.

Só fiquei com invejinha por não termos por aqui um crítico com o culhão de Carlos Boyero.

NOTA: 🎬🎬🎬

Advertisement

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s