Vamos comemorar o fim do ano de janeiro de 2023 com um filme muito bom.
O sérvio Where The Road Leads venceu o prêmio do público do Slamdance Festival 2023 e é uma pérola.
O filme é uma comédia caipira, com toques surreais que passam por Buñuel, Lynch e até Jacques Tati.
Em um povoadinho no meio do nada da Sérvia, com meia dúzia de casas e talvez o dobro de gente, as pessoas estão a procura do estranho que apareceu no dia anterior.
Uns querem matá-lo, outra quer desesperadamente saber onde ele foi parar, o policial quer saber quem ele é de verdade e o menininho que fica olhando pro céu esperando o avião passar porque o desconhecido disse que iria.
Cada personagem é bem peculiar, repete as mesmas coisas o tempo todo como autômatos.
O legal do filme é mostrar que mesmo numa vila distante, no meio do mato, as pessoas podem agir como se vivessem no stress da cidade grande sem esperança, sem sentido na vida.
O moto contínuo tá aí pra quem não quer acreditar.
E claro, essas pessoas querem sair de lá, querem prédios, concreto, enquanto o estranho quis sair disso e procurar suas origens na vila, na terra, no mato.
A dicotomia filosófica é o tema central do filme que ao parecer muito despretensioso, quase amador, acaba sendo profundamente bem realizado a ponto de nos levar a reflexões cinematográficas de como a diretora Nina Ognjanovic consegui criar esse micro cosmo e nos levar a sermos quase personagens desse vilarejo tão bizarro.
NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2