Site icon Já Viu?

349/2023 OPONENTE

Payman Maadi é o máximo.

O ator iraniano que vem aparecendo e estrelando cada vez mais em mais filmes, como os ótimos Uma Separação e Os Irmãos de Leila, quebra tudo mais uma vez neste que é um dos melhores filmes gays dos últimos anos.

Oponente é o lutador de luta greco romana Iman (Maadi), campeão muito adorado no Irã mas que foge com sua esposa e filhas para a Suíça.

Lá eles vivem como refugiados, morando em acomodações mínimas, sem conseguirem empregos, com suas filhas sentindo falta dos poucos privilégios que tinham em sua terra natal.

Em uma das entrevistas com o povo do governo, Iman explica mais uma vez que eles precisaram fugir às pressas do Irã porque foi acusado injustamente de traição ao governo e quando isso acontece, a pessoa ou foge ou vai presa pra nunca mais.

Maryam, a esposa de Iman, pianista famosa, hoje tenta dar aulas de música ou ainda tenta fazer qualquer coisa para que a família viva melhor no novo país.

Já Iman consegue voltar a treinar luta na seleção sueca e lá se aproxima muito de um dos lutadores, Thomas, que mesmo mostrando a Iman que suas intenções vão muito além deles serem só colegas de treino, Iman tenta deixar claro que isso é tudo o que ele quer, ao mesmo tempo que vemos em seus olhos que essa é uma grande mentira.

Iman a partir desse momento começa a viver quase que uma vida dupla, onde é um homem em casa e outro bem diferente com seu novo amigo Thomas e seus amigos.

O que vem daí pra frente é muito diferente do que eu estava esperando, já que como disse Oponente é um filme gay.

Mas o que o diretor sueco Milad Alami, também nascido no Irã, nos entrega é um drama nada óbvio, cheio de camadas a partir de personagens incríveis muito bem construídos e principalmente vividos por um elenco muito bem dirigido.

Enquanto Iman ama a esposa e as filhas, ele gosta mesmo é de sair com Thomas, é onde ele se diverte.

E essas escapadas da realidade dura e crua de sua vida vão ficando cada vez mais complicadas porque Maryam engravida no momento que Iman começa a viajar com a seleção de luta.

O oponente do título no final das contas, acaba sendo o próprio Iman quando descobre que ele mesmo é seu maior crítico e seu maior sabotador.

O que sai daí é bom demais.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬

Exit mobile version