1. RYE LANE: indie inglês maravilhoso, uma das maiores experiências de videogame em cinema, numa comédia romântica fofa e alucinada.
2. A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY: drama épico sobre a mulher que queria ser uma estrela, casou com A estrela da época mesmo sabendo que ele era gay e nunca mais iria chegar perto da fofa.
3. SAFE PLACE: filme mais triste do ano, história de um homem que quer morrer e a família, por amor, não deixa. Viva o cinema croata.
4. MOON GARDEN: fantasia do mal maravilhosa com criança perdida, mundo paralelo, stop motion, cara de filme infantil e corpo de horror dos bons.
5. HOW TO BLOW UP A PIPELINE: subversão é o nome deste filme.
6. REGRESSO A SEUL: lindeza de filme francês sobre mulher que volta a Coreia para procurar suas raizes. Lindo demais. Primo irmão mais velho de Vidas Passadas.
7. NO BEARS: não poderia faltar um filme iraniano nessas listas e aqui vemos um diretor filmando como pode, já que não poderia. Incrível.
8. THE PROMISED LAND: épico dinamarquês concorrente ao Oscar, estrelado pelo Mads e por 2 das maiores atrizes de lá do momento.
9. NYAD: filme lindo baseado em história real de nadadora tentando superar todos os seus limites.
10. MONICA: tá no final da lista mas é um dos filmes mais importantes do ano, sobre uma mulher trans que, bom, só se fode na vida e vive o melhor possível. Uma aula de cinema e de sobrevivência.

