Quantos mais filmes sobre o Andy Warhol, documentários ou não, assistiremos ainda?
Tantos quanto mais aparecerem, como este doc Andy Warhol – Um Sonho Americano, em cartaz dia 19 pelos cinemas espertos do Brasil, graças a Autoral Filmes, uma nova distribuidora brasileira de filmes bacaníssimos, pelo que prometem.
Este Sonho Americano foi realizado por um diretor eslovaco, assim como era a família Warhola, família esta que aparece um monte neste filme contando histórias engraçadas de como, por exemplo, uma tia de Andy, quando o visitou em NY no auge de seu sucesso, voltou pra casa dizendo que ele era um pintor de paredes, porque não sabia explicar o que era um artista plástico e a família toda achou estranho ele como pintor de paredes ter dinheiro para ter levado a irmã da mãe para visitá-la.
Esse é o grande charme do filme, o foco na família de Andy Warhol e em um amigo de infância, vizinho dele, um velhinho figura com jeito de guia turístico que sabe de todas as histórias do amigo que desenhava muito e ficava muito doente, mas que sempre que podia estava na rua brincando com a molecada. O velhinho explicando como era a casa da família Warhola é muito pitoresco também, o cara sabia onde tinham crucifixos nas paredes e onde Andy pintava seus primeiros quadros.
O diretor também “usa” o sobrinho de Andy, que amava o tio, ou pelo menos diz que amava, e vai com ele a lugares icônicos da vida do peruquinha mais famoso do final do século passado.
Além disso tudo temos ainda visões meio que novas de várias lendas ligadas a Warhol, como o porquê da Factory ser toda prateada, ou quando Elton John e John Lennon, doidos cheirando kilos de cocaína num quarto de hotel, não abriram a porta para um Andy Warhol que queria se juntar à dupla porque ele sempre estava com uma câmera na mão e Lennon queria privacidade principalmente enquanto estava se jogando.
Esse caso é uma prova de que Warhol foi também um visionário, já que andar sempre com uma câmera nas mãos é o que fazemos décadas depois do que ele fazia.
Andy Warhol – Um Sonho Americano é uma pequena pérola que eu espero que com esse texto não se perca em meio a moedora de carnes que é a distribuição de filmes hollywoodianos por aqui.
Bem vindos e que venham mais, pessoal da Autoral!
NOTA: 🎬🎬🎬🎬

