Hoje abre oficialmente a 25a edição do meu preferido Fantasia Festival, o festival de gênero canadense que cresce e melhora a cada ano.
A lista de filmes que eu já tenho em mãos e que tenho visto nos últimos dias é incrível, horror, violência, desgraceira a dar com pau.
Mesmo não tendo o costume de fazer isso por aqui, hoje vou escrever sobre um filme de 1974, The Devil’s Bride, A Noiva do Demônio.
O horror lituano está sendo relançado em cópias restauradas e se o título do filme não fosse suficiente para chamar minha atenção, o filme é a primeira ópera rock soviética lançada no cinema que tem sua estreia do lado de cá do mundo.
Sim, a Lituânia fazia parte da União Soviética, então tudo lancado naqueles anos de 1970 era soviético.
Mas agora a justiça está sendo feita e esse musical de horror psicodélico está finalmente à nossa disposição com todas suas cores e em todo sua glória onde mitos bíblicos se juntam a seres da mitologia báltica para cantar, dançar, fornicar e delirar para nosso deleite.
O filme começa nos explicando que uma legião de anjos se deixa apaixonar ou se deslumbrar pelos prazeres terrenos quando Deus os expulsa do paraíso, diretamente para a Terra onde eles chegam como demônios, como punição.
Um desses diabinhos é aprisionado por um caipira chamado Baltaragi, que coloca o demônio para trabalhar em seu moinho incansavelmente.
Mas o alucinado e safado Pinciukas, como todo bom demônio, resolve fazer um acordo com seu novo mestre: ele lhe apresenta a mulher mais linda do mundo se o casal lhe entregar sua filha primogênita para ser, claro, a noiva do demônio.
Caso você tenha esquecido, isso é uma ópera rock, do nível de Tommy, Jesus Cristo Superstar, meu preferido da vida O Fantasma do Paraíso, todos filmes da mesma época. E aqui a ópera reina no filme, já que todo mundo canta o tempo inteiro, o que me incomodaria normalmente mas nessa configuração de roteiro estranha e quase engraçado mais rock psicodélico dos Balcãs soviéticos mais personagens saídos de mitos e do folclore, A Noiva do Demônio acaba sendo o filme perfeito para mim.
NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

