Mr. Burton é exatamente o biopic que eu gosto de assistir.
Biopic é o filme baseado na história real de alguém, neste caso, do grande ator galês Richard Burton, o Marco Antonio da Cleópatra, o marido de Liz Taylor, o cara que foi indicado 7 vezes ao Oscar, o bonitão dos olhos de gato.
Mas antes disso tudo ele foi Rich Jenkins, o aluno excelente, filho de pai mineiro, ignorante e alcoólatra mas que desde cedo chamou atenção de seu professor Phillip que lhe deu não só a melhor educação e direção possível mas também lhe deu o sobrenome Burton.
Sim, o professor PH viu em Burton o que mais ninguém tinha visto, um jovem esperto, inteligente e que logo se mostrou um ótimo ator nas peças montadas na escola.
PH tinha contatos em Londres e para conseguir que Rich alçasse voos maiores, precisou adotar o rapaz para lhe dar o sobrenome, já que seria muito estranho à época o professor indicar ou mesmo morar com um jovem que não fosse seu filho.
Rich começou a acreditar que poderia alcançar outros patamares se confiasse no professor, mesmo que seu cunhado o detonasse o tempo todo, já que Rich morava com a família da irmã e segundo o brucutu, só estudava, não ajudava em casa, não trazia dinheiro, o que fez com que o jovem inclusive largasse a escola por um breve período que terminou com uma visita do professor PH à casa da família explicando que as possibilidades eram enormes e que ele ajudaria Rich como pudesse.
O diretor Marc Evans constrói um filme todo correto, por vezes certinho até demais para contar essa história maravilhosa.
Mas o que faz desse filme não ser apenas mais um é o elenco.
Eu assistiria qualquer filme que fosse estrelado por 2 dos meus artistas britânicos preferidos, Toby Jones e Lesley Manville, e a partir de agora vou ver todo e qualquer filme com o meu novo preferido Harry Lawtey, o jovem Rich, que só não é tão bonito quanto Burton, mas é tão bom ator, um nome a marcar, um jovem ator a acompanhar.
NOTA: 🎬🎬🎬🎬

