229/2025 SAUNA

Que filminho legal é esse dinamarquês, viu.

Sauna é um draminha gay/trans dos mais interessantes que vi nos últimos tempos. Mentira, é um dramão.

Conta a história de Johan, um gay bem jovenzinho que trabalha em uma sauna gay e mora em Copenhague no apartamento de um dos donos da sauna.

Ele aproveita bem a vida que finalmente consegue ter, depois de ter saído da casa dos pais por intolerância radical.

Quando não está na boate bebendo e dançando e beijando com seus amigos está na sauna: ou trabalhando, ou beijando.

Um dia ele conhece William, um homem trans da mesma idade mais idade por quem se apaixona e olha que legal, é correspondido.

Johan consegue até esquecer de seus problemas do dia a dia perto dos problemas bem maiores de William que só pra começar, não consegue seus remédios para a transição de graça pelo governo porque o éorgão responsável para dar a autorização acha que ele não é trans o suficiente por ser gay.

Mas o casal se diverte, se beija, dança, tem um círculo de amizades ótimo até que os problemas se tornam maiores do que o esperado e algumas soluções, ou algumas decisões tomadas não são as mais acertadas.

O diretor Mathias Broe constrói um universo acerca do amor do casal que nnao passa a mão na cabeça de ninguém e joga na cara do espectador problemas gigantes e pequenos com a mesma intensidade, para não termos tempo de respirar e muito menos de julgar.

O que é um dos pontos altos do filme: o não julgamento, já que o próprio Johan está entrando em terreno completamente desconhecido e a gente vai junto.

Sauna é fofo e cru ao mesmso tempo, um filme de ações e reações, de personagens críveis, profundos e com passado e futuro, o que está cada vez mais difícil de se achar por aí.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬

Leave a Reply