Um dos filmes de horror da vida real mais legais dos últimos anos é o espanhol Porca, que vi no Fantastic Fest de 2022. E muito do filme seer bom foi por causa da atriz principal, Laura Galán, que venceu o Goya, o Oscar espanhol, por sua “porca”.
Laura Galán é a estrela desse tour de force Una Noche Con Adela, Uma Noite com Adela.
Um filme em take único, quer dizer, sem cortes “aparentes”, que acompanha Adela (ou Ariel), uma lixeira que trabalha nas madrugadas sozinha com um caminhão recolhendo “lixos diferenciados”, por assim dizer.
Já vou falar do diretor Hugo Ruiz porque o cara não só criou um filme desconcertando mas ele criou uma escalada desgraçada para sua personagem principal viver nessa hora e meia de filme, de história, que vai de uma pessoa com a cara de brava a um dos personagens mais fiadaputa do ano.
Como em Piggy de 2022, Laura entrega tudo aqui.
Enquanto vai dirigindo pela cidade quase vazia, Adela ouve no rádio um programa onde a locutora conversa com ouvintes. Ela liga lá dizendo que seu nome é Ariel e que está pronta pra machucar alguém está noite.
E machucar forte.
A locutora fica preocupadíssima, diz que quer demovê-la da ideia ao que Ariel/Adela desliga o telefone e sai andando pela rua, quando ela precisa se livrar do primeiro escroto que vem falar com ela.
E ah ela se livra do coitado, que de coitado não tem nada.
O tempo vai passando e o sangue vai subindo visivelmente na cabeça de Adela, que passa na casa/bar de uma amiga pra pegar umas coisinhas pra ajudar no que está por vir, que não é nada do que eu esperva que fosse acontecer.
A jornada de Adela noite adentro é mais punk, mais inesperada e mais doente, com uma das cenas mais incríveis (no mal sentido) do ano, psicologicamente falando e cinematograficamente falando também, porque me veio à cabeça muitos outros filmes que provavelmente foram “homenageados” na hora do “ajoelhou tem que rezar” de Adela.
Una Noche Con Adela é o mais clássico thriller de vingança possível, contado de uma forma inesperada e com o conteúdo mais desgracado e doente de todos.
NOTA: 🎬🎬🎬🎬

