258/2025 EU NÃO SOU TUDO O QUE EU QUERO SER

Ontem eu escrevi aqui de Fiume O Morte, um documentário #alertafilmão que está representando a Croácia no Oscar 2026.

Hoje eu escrevo aqui sobre Eu Não Sou Tudo O Que Eu Quero ser, um documentário #alertafilmão que está representando a República Tcheca no Oscar 2026.

O filme é sobre a fotógrafa Libuse Jarcovjakova, conhecida como a Nan Goldin tcheca.

O genial do filme é ser contado a partir das fotografias da própria Libuse Jarcovjakova, com um roteiro incrível, dramático e bem humorado que começa lá nos anos 1960, logo antes da Primavera de Praga e como aquele momento político foi importante filosoficamente para a fotógrafa, que vinha de uma família de artistas e mesmo assim foi mais longe, contado por trechos do diário da protagonista (narrados pela própria).

Mas demorou para ir mais longe porque na época da tomada comunista na então tchecoslováquia, Libuse não era considerada proletária o suficiente, por exemplo, para fazer faculdade.

Ela então foi “virar” proletária trabalhando em chão de fábrica, convivendo com outras pessoas com situação parecida com a sua e tirando disso tudo uma lição boa e uma nova visão do seu entorno que acabou moldando aquele seu momento artístico.

A partir de então, acompanhar a vida (fotográfica) de Libuse Jarcovjakova é uma delícia. Ela é uma personagem bem atípica, bem peculiar, o que deixa o filme mais incrível do que já parecia ser.

E o melhor de tudo, a arte fotográfica da tcheca fica mais incrível e mais única ainda.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

Leave a Reply