Site icon Já Viu?

262/2025 CHAIN REACTIONS

O absurdo, a lindeza, o evento que é Chain Reactions me deixou mais impressionado do que eu já achei que ficaria.

Chain Reactions é um documentário dirigido por Alexandre O. Philippe, talvez o documentário definitivo sobre o amor ao super mega blaster faraônico clássico O Massacre da Serra Elétrica.

Ninguém passa ileso pelo maior de todos os horrores, um filme radical que (re)inventou o cinema e não só o cinema de horror.

Chain Reactions é dividio em capítulos, cada um deles capitaneado por um super fã que vai de um dos grandes e subestimados atores dos EUA Patton Oswalt ao mestre dos mestres do horror Stephen King que entrega a melhor frase do documentário quando diz que O Massacre é um “filme de psicopatas feito por um psicopata”.

E isso diz muito sobre o clássico, um filme tão doente que só poderia ter sido feito mesmo por alguém doente. E o que sempre disseram sobre Tobe Hooper que ele era excêntrico, que ele era estranho, segundo King na verdade o cara era um doidão mesmo. E os dois se conheceram bem, trabalharam um tempinho juntos, então King tem “lugar de fala”.

Além deles o documenteario tem um capítulo inteiro narrado pelo mestre do horror japonês Takashi Miike que diz, entre outras coisas, que se ele não tivesse assistido O Massacre aos 15 anos de idade ele com certeza seria outra pessoa e se bobear, nem diretor de cinema seria.

Miike explica detalhadamente como seus filmes, dos mais indies podres aos mais excepcionais como Itch The Killer, foram sempre de uma forma ou de outra influenciados pelo Massacre, seja na forma, no conteúdo, esteticamente ou filosoficcamente, o que pra mim, fãzoca do cara, confirma ideias de detalhes significativos que eu enxergava na filmografia do japonês.

Além deles 3, o filme ainda tem 2 capítulos cruciais, um com a especialista em horror Alexandra Heller- Nicholas, que disseca o filme pelos olhos da crítica e da história e também da diretora Karyn Kusama que disseca o filme sob uma ótica mais contemporânea mas não menos apaixonada.

O filme é aquele que ficou relegado ao lixo por anos, só disponível em cópias horrorosas, de imagens “lavadas”, som por vezes inaudível mas que mostrava um amor pela violência, pela crueldade que transcendia o horror, que como diz Miike, um amor pela violência que só deve existir no cinema.

E como disse Stephen King que ele como escritor de horror ele faz questão de violar o bom gosto, algo que ele sempre soube mas que confirmou com o Massacre da Serra Elétrica, O FILME que viola toda e qualquer possibilidade de bom gosto.

Chain Reactions é o filme para quem ama cinema e não só para o fã do horror.

O filme vai além do fandon e mostra que cinema bom vem do filme “cabeça”, do filme de arte, do filme caro mas também vem do filme mais barato, mais desgraçado, mais punk e um dos mais maravilhosos de todos.

E diz pra mim se tem final de filme mais amorzinho e mais poético do que o Leatherface dançando sozinho na estrada com sua serra elétrica!

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

Exit mobile version