Site icon Já Viu?

301/2025 DJ AHMET

Na minha humilde e sincera opinião, Dj Ahmet deveria ganhar a Mostra de Cinema de São Paulo.

O filme da Macedônia do Norte é finalista com outras 10 produções, que concorrem por serem primeiros ou segundos filmes de tal diretor, mostrando a importiancia que a Mostra de SP dá ao novo cinema.

Desde sempre.

Diretamente da Macedônia do Norte, Dj Ahmet é o primeiro filme do macedônio Georgi M. Unkovski, que saiu de Sundance esse ano com 2 prêmios importantes, 1 do público e 1 da crítica.

E esse é o segredo desta pérola dos balcãs: Dj Ahmet é a comédia romântica do ano filmada como se fosse um filme de arte europeu.

A fotografia, a direção de arte e mesmo a direção de elenco são primorosos, com um apelo artístico enorme, tudo isso para dar voz a uma historinha lindinha de crescimento e descoberta do amor.

Ahmet, o dj do título, é um moleque de 15 anos de idade que teve que largar a escola para ajudar o pai nos afazeres de seu pequeno rebanho de ovelhas mas principalmente ajudar a cuidar de Naim, o irmão pequeno que parou de falar desde que a mãe morreu.

Inclusive quando a mãe morreu, tudo mudou na vida de Ahmet já que obviamente ele e o irmão eram grudados a ela, com quem dividiam paixões e talvez a principal fosse a música.

Ahmet ouve música escondido, com o aparelho ode som velho e gasto da mãe, enquanto vai pra cima e pra baixo om o trator do pai ou dentro de uma cabana, também escondido dele.

E essa paixnao pela música o faz se aproximar da menina mais linda do povoado, uma vila Yuruk na Macedônia do Norte, que tem a mesma idade de Ahmet, só que vive em uma família mais rica e está prometida a se casar com um babão mais velho que ela nem conhece direito.

Ela e Ahmet se encontram em uma “rave”, dividem a paixão pela música e vão descobrindo que essa paixão mútua é suficiente para que o “sem jeito” adolescente crie um laço maior e mais rápido do que eles pudessem imaginar.

Por isso tudo e não só, Dj Ahmet é a comédia romântica do ano.

E o legal é perceber que sair do padrão hollywoodiano de romances fofos, o cinema consegue entregar um filme sem aquele amigo vilão, ou sem a bicha amiga, sem o menino ou a menina precisarem mentir um para o outro.

Fugir dos cacoetes, do eobvio, das armadilhas de sempre é fácil, só precisa que cinematografias, diretores, produtores tenham coragem, competência e imaginaçnao para tanto.

Tudo o que este filme Dj Ahmet tem de sobra.

Sorte a nossa.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

Exit mobile version