No final de 2023, quase exatos 2 anos atrás, eu escrevi sobre 20 Dias em Mariupol, um documentário incrível sobre, como diz o título, 20 dias na cidade de Mariupol, no início da Guerra Rússia-Ucrânia. Eu chamo de Guerra da Ucrânia, mas vamos ver qual o nome que a história vai dar para esse conflito horroroso que a gente até online, se a gente quiser.
Agora o mesmo diretor Mstyslav Chernov nos apresenta mais esse documentário absurdo onde ele vive em meio a soldados ucranianos que precisam atravessar os 2 mil metros de uma “floresta”, ou meio o que restou dela, para chegarem a cidade de Andriivka e entregarem a bandeira ucraniana às tropas que lá se encontram para que a cidade não seja tomada de vez pelos russos.
Enquanto o filme de 2 anos atrás dava uma visão geral de Mariupol, do que estava acontecendo pela cidade inteira, da infeliz novidade da guerra, aqui o foco muda e Mstyslav Chernov se embrenha com um batalhão do exército ucraniano pelos mais longos 2 kilômetros de suas vidas.
O “olho” do espectador deste filme existe pelas câmeras corporais do batalhão e pelas câmeras do diretor Mstyslav Chernov e de seu diretor de fotografia que estão com eles ou correndo pela floresta, ou dentro de tanques se protegendo de bombardeios, ou resgatando soldados feridos pelos campos da floresta.
E a gente lá, juntinho, tendo que se esquivar das balas e do sangue que espirra pelas lentes.
Só imagino qual será o próximo filme do diretor Mstyslav Chernov se a guerra não terminar, o que a gente torce para que não aconteça, porque eu prefiro ver um filme sobre o pós do que mais um filme sobre o conflito em si.
Enquanto isso, se prepare pra essa porrada no estômago. Mais uma.
NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

