Site icon Já Viu?

010/2026 FRANZ ANTES DE KAFKA

Eu gostaria muito de entender porque um filme como este tem sido tão detonado pela “crítica especializada”.

Franz Antes de Kafka é o novo filme da gênia polonesa Agnieszka Holland e conta a história do nosso escritor preferido top 10 da vida, o também polonês Franz Kafka, desde sua infância e adolescência até sua morte prematura, passando por todos os “escândalos” que ele causou enquanto vivo.

Isso porque o povo não imaginava o quanto ele ia causar depois da morte.

Agnieszka Holland é uam das minhas diretoras preferidas. Mesmo não acertando em todo filme que faz (quem acertou?), Agnieszka é daquelas pessoas que criem filmes que por mais diferentes uns dos outros, tem a cara dela, principalmente pela ousadia dos seus temas, dos seus personagens e de como ela lida com tudo isso.

Nesta biografia de Kafka, por exemplo, Agnieszka mostra a que veio desde o início do filme, nos entregando um personagem que eu, sendo fã do Kafka, lendo e relendo tudo o que ele já escreveu, nunca o imaginei sem camisa, por exemplo.

E aqui vemos o cara sem camisa, dando chilique, gritando, trabalhando, indo ao teatro, namorando.

Só que tudo isto com o olhar absolutamente particular da polonesa que ousa o quanto pode em seus filmes.

E aqui ela ousa muito.

Falando em ousar eu ouso em comparar Franz de Agnieszka com Caravaggio do mestre dos mestres Derek Jarman.

Ambos os filmes são sobre ídolos da minha vida e ambos os filmes são versões muito pessoais sobre suas histórias. E como Jarman fez com o pintor italiano, de nos mostrar uma versão super particular e “real” da vida do pintor/bandido, Agnieszka também parte por esse caminho de humanizar o gênio, de mostrar o homem por trás da obra.

E de novo como Jarman, Agnieszka usa muito da obra de Kafka para contar a história de sua breve vida.

Jarman criou os tableaux vivant que Jarman usava para pintar seus quadros. Ele usava bandidos, prostitutas, ladrões para serem os modelos para pintar as passagens da Bíblia, o que criou muito problema para Caravaggio com os padres e bispos e até o Papa que bancava sua carreira.

Agnieszka cria imagens de obras de Kafka das formas mais inventivas possíveis, nos colocando como espectadores privilegiados, criando uma intimidade inesperada com aquelas histórias tão radicais que a gente já leu e eu, pra ser sincero, mesmo sendo uma pessoa totalmente visual, não conseguia imaginar essa “transposição” da literatura para o cinema. Não da forma que Agnieszka nos entrega.

Franz Antes de KAfka não é uma obra prima mas poderia dizer que é uma obra prima de segundo grau. Faltou pouco para atingir a perfeição. Mas é um filme tão bom que a Polônia o indicou para uma vaga ao Oscar de Filme Internacional.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬

Exit mobile version