Ira Sachs é um diretor indiezão americano que em um momento de sua carreira eu achei que ele fosse explodir, quando lançou o ótimo O Amor É Estranho, em 2014, o filme onde um casal gay mais velho era retratado como gente normal, fora de estereótipos péssimos, estrelado por Alfred Molina e John Lithgow.
Mas Sachs continua fazendo seus filmes pequenos, estranhos (no melhor sentido) e únicos.
Como este Peter Hujar’s Day, um filme quase bem bom mas que vem de uma história real muito incrível.
Em 1974, a escritora Linda Rosenkrantz tem a ideia de entrevistar vários amigos artistas em áudio.
E pretende com isso, um dia, lançar um livro com as entrevistas exclusivas.
Com o tempo essas entrevistas foram perdidas menos a entrevista com o fotógrafo Peter Hujar.
Linda lançou então o livro com essa entrevista de 24 horas passadas com seu amigo lá em 1974, que virou esse longa bem curtinho estrelado pelo inglês Ben Whishaw como o fotógrafo e Rebecca Hall como Linda.
O filme é quase um experimento cinematográfico, principalmente por se passar em um único cenário, o apartamento de Hujar onde os 2 personagens ficam conversando sobre momentos bem aleatórios de sua vida, nada de notícias maravilhosas ou histórias de festas ou histórias bizarras.
Ele mais conta do seu dia a dia, de como ele trabalha, com quem trabalha, com quem esporadicamente se encontra, alguns nomes que são meio conhecidos da cena artística daquela época mas a maioria dos citados, pelo menos pra mim, ninguém que tenha feito eu me lembrar na hora.
A coisa mais legal do filme pra mim foi a relação dos amigos Linda e Hujar, bem íntima, dizendo pro espectador que eles eram bem próximos mesmo mas principalmente pelas reações de Linda à medida que ela entrevista o fotógrafo, sempre prestando muita atenção, entendendo o que ele conta, inclusive o corrigindo com detalhes de horários, por exemplo.
E o toque de mestre do diretor Ira Sachs foi ter escolhido uma dupla impecável como seu elenco onde não há mais ninguém aparecendo no filme além dessa dupla.
Whishaw e Rebecca Hall mostram em um longa que poderia ser um curta metragem, porque são considerados dos dos mais talentosos de sua geração.
NOTA: 🎬🎬🎬1/2

