33 Fotos do Gueto é um acontecimento.
O documentário polonês é sobre um fato muito absurdo mas muito comum em guerras.
Com a função de dominar a narrativa, o “vencedor”, o país dominador, proíbe que fotos sejam tiradas durante a guerra por qualquer pessoa além do fotógrafo oficial.
Essa história a gente tinha visto muito bem no maravilhoso filme chinês Nanjim, Luz na Escuridão, que gira em torno de um estúdio de fotografia onde o fotógrafo oficial do conquistador revela seus filmes mesmo que quem trabalhe lá seja o perdedor da guerra.
Aqui a gente vê o quanto 33 fotos tiradas às escondidas por um bombeiro polonês que, a gente aprende no filme, tinha uma máquina fotográfica pequenininha e tirava suas fotos sem que ninguém percebesse.
E sem que sua própria família soubesse, tanto que esses rolo de negativo ficou escondido sob o chão de madeira de seu apartamento por décadas.
Essas 33 fotos foram as únicas imagens que não foram feitas pelos nazistas na ocupação da Polônia e mais especificamente no gueto de Varsóvia onde houve uma revolta em 1943 quando os judeus poloneses aprisionados lutaram contra o exército armado nazista por meses.
As 33 fotos acabaram virando uma planta histórica de ações contadas pelos então venceddores mas agora mostradas por outros olhos e outros ângulos.
NOTA: 🎬🎬🎬🎬

