Depois de ver tanto filme bom e bem dirigido, resolvi assistir um meia boca pra variar, um desses que você sabe como vai ser filmado, como vai ser editado, com um elenco até bom e com uma história até interessante, mas que colocaram o Kevin Costner no meio.
Estrelas Além do Tempo, além do título ruim em português, é tudo o que eu disse aí em cima. O filme conta a história real até então muito pouco conhecida de 3 mulheres negras matemáticas que trabalhando na NASA em pleno início dos anos 60 não só sofriam lá dentro todo o preconceito mas que por uma reviravolta linda, acabam sendo as responsáveis pelo sucesso do primeiro vôo tripulado de uma espaçonave americana na órbita terrestre.
Ufa.
O filme é bacana até, conta essa história de cúmulo do preconceito onde mulher inteligentíssimas eram relegadas a segundo plano e tratadas como secretárias só por serem mulheres. E pior ainda, por serem negras, eram praticamente ignoradas daí não só pelos homens mas pelas mulheres brancas também.
A importância desse filme se dá menos por suas qualidades cinematográficas e sim por sua relevância política neste momento delicado onde Obama sai e entra o misógino Trump.
Um detalhe importante: o trio de atrizes principais, Taraji P. Henson, a oscarizada Octavia Spencer e a estreante nas telonas Janelle Monae estão ótimas em seus papéis de mulheres fortes, resolutas (empoderadas) e arrasadoras. Devem continuar recebendo glórias e prêmios pelo filme.
Hidden Figures, as figuras escondidas do título original, hoje em dia não estão mais escondidas e a última sobrevivente do trio foi condecorada pelo próprio Obama alguns anos atrás. Só que não sabemos o que o futuro reserva para o povo americano.

