Ah que lindeza quando meus filmes preferidos estreiam no cinema.
Esteros é um filme argentino co-produzido pela paulistana Latina Estúdio dos meus grandes amigos do coração.
Os caras são tão fodões que produziram os primeiros filmes do Pablo Larraín, inclusive o Tony Manero. Se você nnao sabe quem é o Pablo, é só o cara que dirigiu Jackie, filmaço com a Natalie Portman que já falei aqui e que todo mundo já viu, né.
Outro inclusive sobre a Latina, é que os caras estão produzindo o meu longa (sim! sim! sim!), (Ainda) Te Amo.
Mas isso é papo pra depois.
Voltando a Esteros, o filme é demais. Já falei dele meses atrás e hoje lindamente chega aos cinemas.
Esteros se passa em uma cidadezinha de fronteira entre Brasil e Argentina e conta a história de 2 amigos adolescentes que se separam em um momento crucial de transformação dessa amizade, quando um deles se muda com a família para o Brasil.
Anos depois eles se encontram na mesma cidadezinha, quando o que foi embora volta, casado, para uma festa e sua mulher brasileira contrata um maquiador para prepará-la e não por acaso, é o amigo que ficou.
Eles se reencontram, conversam, resolvem matar as saudades e os sentimentos antigos voltam à flor da pele, o que aliás, seria um título perfeito para o filme, se já não existisse o do Kar Wai.
O legal de Esteros, antes de mais nada, é onde o filme foi feito, um lugar bem peculiar e bem diferente para nós brasileiros, meio que um pântano argentino, o que diz muito do filme também.
A direção do Papu Curotto e o roteiro do Andi Nachon são tão bons, tão sutis que dá raiva, no bom sentido.
Falar que o filme é lindo, delicado, fino é até quase menosprezar Esteros, porque ele é bem mais que isso tudo junto.
O filme tá indo bem demais em festivais pelo mundo todo, inclusive em Gramado, ano passado, ganhou o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio de Público na categoria Filme Estrangeiro.
Para comemorar isso tudo eu tenho 5 pares de convites para o filme, que são válidos para sessões de segunda a quarta na cidade de SP.
Para concorrer é só seguir as instruções desse post no Facebook. E os vencedores devem retirar os ingressos na própria produtora Latina, na Vila Madalena, na cidade de São Paulo.

