Felicidade pra mim é assistir um filme como A Morte de Stalin.
Um dos melhores dos últimos tempos sem a menor sombra de dúvida.
Depois de tanta porcaria que publiquei aqui esses últimos dias, é um prazer falar de um puta filme.
A Morte de Stalin é uma farsa, uma comédia bem exagerada que pode levar ao inesperado.
Em A Morte de Stalin, em alguns momentos achava que estava quase assistindo um Cães de Aluguel, outros momentos parecia que o filme ia virar um terror.
E isso é muito bom.
O filme conta a história, obviamente, da morte de Stalin, o líder soviético totalitário e cruel, no auge do poder quando o povo da União Soviética era assassinado, era preso, era torturado, era mandado para os gulags na maioria das vezes sem motivo suficiente para tanto.
E quando Stalin morre, os seus próximos, o alto escalão do partido comunista, seu vice e os Ministros, precisam resolver o que vão fazer com o país e precisam resolver tudo muito rapidamente.
E o jogo interno de politicagem, mesquinho, para ver quem manda mais e quem vai ficar no lugar do líder vira quase que um pastelão.
A genialidade do filme está exatamente aí, em transformar um dos momentos mais tensos e sérios e complicados da história de um país em uma episódio dos Trapalhões misturado com o absurdo do Monty Python com pitadas de crueldade Tarantinesca.
E sabe o que é o pior?
O filme é uma aula do que ver e pensar e refletir sobre política, sobre relacionamentos nos grandes escalões do poder e muito do que temos visto hoje em dia pelo mundo acaba sendo só a história se repetindo, infelizmente, até porque nós deveríamos aprender com a história e não repetí-la.
O filme poderia ser uma grande bobagem, uma comédia de erros mas a mão do diretor levou o filme para um outro patamar, de uma obra a ser assistida e reverenciada.
Escrito e dirigido pelo escocês Armando Iannucci, um dos pontos altos do filme é seu elenco capitaneado por 3 nomes maravilhosos: Steve Buscemi, Simon Russell Beale e Jeffrey Tambor.
Roteiro lindo, direção ótima, elenco estelar são os elementos mais que necessários para um puta filme como este.
Imperdível.
NOTA 🎬🎬🎬🎬1/2

