Site icon Já Viu?

171/365 NOVEMBER

November é o filme que eu mais queria assistir desde o ano passado.

Foi a indicação da Estônia ao Oscar de Filme Estrangeiro e, como sabemos, não foi finalista.

Demorou, demorou, o filme apareceu em pra assistir online mas não rodava e finalmente saiu o torrent.

E digo uma coisa: November é o filme mais lindo e melhor, mais bizarro do ano.

5 claquetes são poucas pra essa pérola.

O filme é uma fábula, que se passa na Estônia alguns séculos atrás, onde, em uma vila no meio do nada, esperando o inverno chegar, o povo faz o que pode para se proteger de tudo e de todos.

Roubam, sacaneiam, traem, enganam os espíritos, os fantasmas, os lobisomens, enganam Cristo e por aí vão.

November foi escrito e dirigido pelo meu novo herói, Rainer Sarnet e parece uma mistura de um filme do Guy Maddin, feito pelo diretor de arte e fotógrafo do Bela Tarr com toques de Tarkovsky, se ele fosse engraçadão.

Resumindo, é um filme com as melhores referências possíveis.

E Sarnet nnao faz feio não.

Liina, a “estrela do filme”, é uma camponesa jovem e maravilhosa de linda, apaixonada por um menino que se encantou por uma baronesa alemã, filha de um rico barão que tem propriedades na região.

Liina mora com o pai e está prometida em casamento para outro aldeão, um velho horroroso e, claro, tarado, que ela não pode ver na frente.

Para tentar seduzir seu amor, Liina pede ajuda a quem pode e acaba roubando dos fantasmas e tentando enganar outras “divindades” do lugar.

O filme tem um ritmo perfeito contemplativo para uma história bizarra que se passa em uma época longínqua em um lugar absolutamente desconhecido que, provavelmente existiu, mas que para nós mais parece uma criação fantástica, digna de um Terry Gilliam.

November é uma fantasia de terror, ou uma fantasia surreal, ou um terror surreal fantástico que, apesar de todos os seus adjetivos e predicados estéticos, aos poucos vai nos conquistando com sua história estranha, inacreditável e no final, surpreendente.

NOTA 🎬🎬🎬🎬🎬

O link para o torrent está aqui e o link para a legenda é aqui.

Exit mobile version