Site icon Já Viu?

359/365 SEM DATA, SEM ASSINATURA

Se tem uma coisa que o Irã faz bem hoje em dia é cinema.

E se tem 2 coisas boas que o cinema do Irã produz é dramão e ator bão (só pra rimar).

Sem Data, Sem Assinatura é daqueles filmes que eu odeio ver, porque você sabe que vai dar merda, mas eu vejo “masoquisticamente”, sofrendo e me odiando, mas acabo amando no final.

Numa noite qualquer, um homem está em seu carro nas rua de uma cidade iraniana e recebe uma fechada.

Para desviar do motorista grosseiro, ele acaba assustando alguém que estava em uma moto, que cai.

Ele para o carro pra ajudar e descobre que na moto estava uma família inteira, pai, mãe, filho e filha pequenos (o que parece ser algo não tão estranho por lá).

Por sorte, o cara do carro é médico e presta no local os primeiros socorros aos 4, pede que eles subam na moto e se dirijam ao hospital mais próximo e dá um dinheiro pra eles para compensar o imprevisto todo da noite.

Eles vão em direção ao hospital e ele os acompanha de longe (porque ele está com o seguro vencido e ele acabaria tendo seu carro rebocado pela polícia). Só que ao invés de pararem no hospital, eles seguem adiante e assim se separam.

No outro dia o médico chega para trabalhar e descobrimos que ele é o chefão bravão do IML local, um cara respeitado e meio que temido pelos seus subalternos.

Ao checar a lista diária de quem passou por lá, ele encontra o nome do menino que atropelou.

Sim, um dos filhos que estava na moto morreu e a parada toda fica bem sinistra.

E quando lá em cima eu disse que é o tipo de filme que a gente sabe que vai dar merda e assiste de teimoso, neste caso os roteiristas foram mais cruéis e mais habilidosos do que eu poderia esperar e a merda é jogada no ventilador sem pudor nenhum.

Contar das razões e consequências da morte do menino é estragar um dos filmes mais tensos que vi ultimamente e que eu indico com todas as minhas forças.

O roteiro é genial, sem um furinho sequer e nos leva a uma caída aos mais profundos devaneios de tensão e desespero pelos personagens, principalmente o pai do menino e o médico.

Sem Data, Sem Assinatura também é um filme sobre honra mas não do jeito que esperávamos ver. A honra no Irã, ou num país com a cultura completamente diferente da nossa é uma questão muito diferente da nossa.

E é esse tipo de filme que eu amo ver, quando algo que a gente conhece tão bem nos é mostrado por um viés bem diferente do que poderíamos esperar.

E a surpresa é grande, para o bem ou para o mal.

Pra se ter ideia do nível do filme, ganhou prêmio de melhor diretor e melhor ator no Festival de Veneza. Luxo.

Como eu sou bonzinho e ainda é Natal, clique aqui para assistir o filme online com legenda em português.

Juro que é presentão!

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

Exit mobile version