231/2020 INSTINTO

Vamos deixar uma coisa bem clara: se a holandesa Carice van Houten fizesse novela na Record eu assistiria.

Isto posto, para a nossa sorte, Instinto é um ótimo filme.

E Carice entrega mais do que eu esperava como uma psicóloga que começa trabalhar em uma instituição, um tipo de hospital psiquiátrico correcional, onde acaba se envolvendo mais do que poderia esperar com um estuprador.

Instinto é daqueles filmes com a moral bem “zuada” que eu gosto tanto, que detona a minha cabeça e que ao final eu tenho uma só certeza: filmão, mas eu não assistiria novamente.

De cara, Nicoline, a personagem de Carice, percebe o quanto Idris, o estuprador, é um cara que joga e manipula direitinho todo mundo da instituição, provavelmente como fazia com as mulheres que foram suas vítimas.

O jogo que o estuprador começa com a psicóloga é impressionante. E mesmo sabendo que está sendo seduzida pelo pior dos criminosos, Nicoline por um lado tenta fazer com que os outros psicólogos e médicos da instituição entendam com quem estão lidando e por outro se deixa levar.

E essa é a moral torta do filme, a mulher que precisa fazer com que esse homem não ganhe a liberdade aos poucos vai se deixando levar por seus olhares e gestos milimetricamente estudados.

A diretora Halina Reijn estreia com um filme tão bem construído e preciso que mostra-nos em close up todas as mínimas nuances das reações estupefatas de Nicoline aos sorrisos e olhares ambíguos do abusador Idris.

Instinto é tão pungente que foi quase insuportável a agonia que eu senti ao presenciar cada diálogo dessas duas personagens vivendo uma história de sedução totalmente inapropriada.

Prepare-se para momentos inconvenientes, inesperados, até impróprios, mas de uma precisão cinematográfica única.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s