057/2021 O ÚLTIMO VERMEER

Fico boladão quand uma das histórias mais legais do mundo das artes plásticas de todos os tempos é transformada em um filme meia boca, corrido, desesperado.

O Último Vermeer fala do holandês Han Van Meegeren (Guy Pearce), um artista/colecionador/marchand que durante a Segunda Guerra Mundial, na Holanda ocupada, vende ao número 2 do Reich, Goring, um Vermeer por um fortuna descabida para época, considerada a obra mais cara de todos os tempos até então.

Ao final da Guerra, Meegeren foi preso por traição, por cooperar com os nazistas no que a polícia achava que inclusive essa venda milionário foi lavagem de dinheiro, que o holandês bancou células nazistas no país.

Mas Meegeren contou sua história para o policial que o prendeu, Joe Piller (Claes Bang) que claro não acreditou: o Vermeer vendido era falso.

O artista holandês, relegado a um pintor de última categoria pela crítica de seu país, passou a falsificar obras de vários artistas clássicos de seu país e a vendê-las como “achados” por preços exorbitantes.

Vermeer, um dos mestres holandeses de todos os tempos, só pintou 30 quadros em sua vida.

O falsário Meegeren vendeu mais de 30 quadros do mestre holandês não só para o nazista como também para museus e coleções do mundo inteiro.

A um passo de ser fuzilado por traição, Han Van Meegeren conseguiu provar sua inocência por ser falsário e virou um herói nacional.

Mas o filme nos deixa com uma pulga atrás da orelha, pulga essa que a Holanda tem desde então também.

O filme, inclusive, que poderia ser um daqueles suspenses policiais investigativos que a gente tanto ama acaba sendo um drama perdido em sua super velocidade, já que os roteiristas e o diretor de primeira viagem Dan Friedkin não conseguiram se decidir o que seria mais interessante contar de uma história gigantesca e cheia de possibilidades.

O Último Vermeer não é ruim, principalmente por ser encabeçado por 2 grandes atores, Pearce e Bang, e também pela produção incrível a cargo de Ridley Scott. Apesar de sequências bem atropeladas, o filme vale ser visto pela história inacreditável.

NOTA: 🎬🎬🎬1/2

Um pensamento sobre “057/2021 O ÚLTIMO VERMEER

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s