080/2021 P.S. QUEIME ESTA CARTA POR FAVOR

A partir deste filme de número 80 do ano da graça (ui) de 2021, eu resolvi traduzir para o português os títulos dos filmes que ainda não possuem tradução oficial.

P.S. Burn This Letter Please é o filme que mais me deixou soluçando, com o choro na garganta por todos os seus 100 minutos de duração.

Este documentário parte de uma premissa maravilhosa: uma caixa de cartas encontradas em 2014, todas endereçadas a um tal de Reno, morto em 2010, todas enviadas por seus amigos drag queens de Nova York, quando morou lá nas décadas de 1950 e 1960.

O filme é muito emocionante já que os remetentes das cartas ainda estão vivos e contam suas versões de uma história incrível onde se vestir de mulher dava cadeia ou mesmo apenas ser mais efeminado já era motivo de apanhar da polícia e ser encaminhado para a delegacia.

O que diriam esses homens que não se consideravam e não chamavam drag queens, eles se diziam “imitadores de mulheres” ou transformistas.

Eles iam a festas em boates que pertenciam à máfia, porque lá podiam fazer seus shows sem serem presos, porque máfia, né.

Eles começaram aos poucos a fazerem os “balls”, as festas onde haviam desfiles e prêmios para as mais lindas, as mais famosas, onde foram criadas as categorias.

Sempre na periferia de Nova York da época, no Brooklin, no Harlen, nunca no centro da cidade, com raras exceções de uns bares pequenas que os aceitavam.

Mas sem escândalo, como eles diziam.

Esses Balls, esses bailes, foram os precursores dos bailes de Vogue no Harlen, como amamos ver em Paris Is Burning e a todos os shows de drags e músicas da Madonna e programas da RuPaul até hoje.

P.S. Queime Esta Carta Por Favor é uma forma única e necessária de se documentar e perpetuar uma história pouco conhecida desse mundo maravilhoso, desses artistas incríveis, que davam suas caras à tapa, que iam contra tudo e contra todos para se divertirem da forma que queriam.

E conseguiam.

A melancolia causada ao assistir esse filme é das melhores possíveis.

Assistir esses homens com 89, 90 anos de idade, que sobreviveram a tudo e a todos, que mudaram as vidas de muita gente e tiveram suas vidas mudadas, principalmente com a chegada da Aids em 1983, é de fazer chorar de alegria.

Ver as fotos, os poucos filmes, de como eles se montavam, como se maquiavam, todos com cara de barbie, de mulheres lindas, boquinha, olhos pequenos, roupas brilhantes e ver como essa cultura atravessou o tempo e onde veio parar hoje em dia pra mim foi inspirador.

Descobrir quem foi o Reno que recebia as cartas e ver como ele é lembrado por seus amigos, é lindo demais, tive a sensação de que é assim que eu quero ser lembrado pelos meus amigos daqui 50 anos.

E para sorte nossa, Reno teve a inteligência de não ter queimado as cartas que recebia, de novo, apesar de tudo e de todos.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬🎬

2 pensamentos sobre “080/2021 P.S. QUEIME ESTA CARTA POR FAVOR

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s